quinta-feira, 10 de junho de 2010

Caracterização das Marcas

História da Nespresso

- A empresa Nespresso sediada na Suíça está actualmente espalhada em mais de 40 países por todo o mundo, surgiu a partir da marca Nestlé, em 1986 e desde cedo revolucionou a forma de como se consome café.

- A Nespresso torna-se, assim, líder de mercado através do desenvolvimento de uma máquina de café expresso revolucionária, que disponibiliza doses individuais de café em pó através de cápsulas para consumo caseiro, marcando desta forma a diferença. As cápsulas foram fulcrais para a evolução da marca e, logo desde início, foram criados 900 aromas de café.

- Em 2001 a marca aposta no Design como motivo de diferenciação no mercado, através da criação de uma máquina de café moderna que obtêm o melhor de dois mundo – inovação e simplicidade, revelando os aromas e sabores subtis das suas cápsulas.

- Este estilo de vida cosmopolita chega a Portugal, em 2003, quando a Nespresso se instala no Chiado, em Lisboa.



Tipos de Produto

A marca Nespresso apresenta, dentro do café, dois tipos de produtos diferentes:

- Cápsulas de Café para as máquinas dentro da categoria Nespresso Home;
- Cápsulas de Café para as máquinas dentro da categoria Nespresso Business Solutions;



Espressos
Lungos
Pure Origin
Descaffeinatos


Segmentação de Mercado

- A marca Nespresso aposta numa estratégia de marketing concentrado, direccionando-se em exclusivo para um segmento particular.

- A imagem que a Nespresso pretende transmitir é a de qualidade, mas fundamentalmente a de requinte e luxo. Esta dirige-se apenas para o segmento dos consumidores sofisticados e exigentes, que tomam muito em conta o prestígio da marca. Para estes, para além da gama de produtos Nespresso Home, a marca apostou também num novo serviço, o Nespresso Business Solutions, criando uma nova gama de produtos, igualmente luxuosos e requintados, para espaços de negócio como escritórios, restaurantes, empresas de serviço ao cliente e retalhistas de luxo.

-Outro factor flagrante é o preço da marca no mercado, em ambos os serviços, que comparativamente com outras marcas nos demonstra como a Nespresso não é, nem pretende ser, acessível a todos os consumidores de café em cápsulas.



História da Delta Q

- Em 2004, assistimos por parte da Delta Cafés, que se assume como a marca líder no mercado dos cafés em Portugal, ao lançamento de máquinas e cápsulas para consumo de café em casa através de um sistema integrado de máquinas de café expresso e cápsulas Premium.

- Um dos objectivos principais da Delta com esta marca é o de dar um “quê” de especial à vida dos portugueses, para que estes possam saborear os aromas Delta dentro das próprias casas e, desta maneira adquirir mais clientes face à concorrência, através de um design arrojado.

- A decisão de lançar este novo produto é justificada pelas várias solicitações recebidas de clientes da Delta para que comercializasse o seu café em cápsulas.




Tipos de Produto

A marca Delta Q conta com sete tipos de cápsulas de café diferentes:

deQafeinatus
deliQatus
Qonvivium
Qonvictus
aQctivus
Qharacter
Qalidus

Segmentação de Mercado

- A marca Delta Q aposta numa estratégia de marketing diferenciado. Isto porque, sendo uma marca relativamente recente, pretende ter uma maior amplitude no mercado, não se restringindo assim a determinados segmentos.

- A Delta Q pretende antes reunir os consumidores que tenham em comum o gosto pelo café português e pela qualidade da marca Delta.

- Nesta fase inicial a sua gama de produtos foi concebida para atender às particularidades de cada consumidor de café, particularidades essas que, no entanto, ainda não são suficientemente diferenciadas entre si que justifique a aposta na estratégia da segmentação.

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